PLAUTO CAVALCANTE LEMOS CARDOSO

Mestrado
Ejud/PI - Escola Judiciária do Piauí - Desembargador Lucrécio Dantas Avelino

Currículo resumido


                                                Plauto Cardoso – Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Buenos Aires (UBA), é  Advogado Institucional da Associação Brasileira das Empresas de Transporte de Valores (ABTV) e Diretor do Instituto de Direito de Integração da Associação Argentina de Justiça Constitucional (AAJC). 

É coordenador do Contencioso Estratégico da banca Plauto Cardoso Advogados, centralizando sua atuação nas cortes superiores (STF, STJ e TST), com intensa participação em mediações pré-processuais, atuando também em Ações Civis Públicas (ACP) e Dissídios Coletivos.

É pesquisador e professor convidado de diversas instituições estrangeiras no México, Itália, Argentina e Colômbia.

No Brasil, é professor da pós-graduação da PUC/Minas (IEC) no programa de Compliance, Ética e Governança Social,  professor Formador registrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM /  STJ), e professor da Escola Judiciária do Estado do Piauí (EJUD-PI). 

É professor Professor da pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ) no programa de Procedimento Administrativo, Argentina, professor da pós-graduação da Universidade de Bolonha, Itália, no Programa de Especialización en Justicia Constitucional y Derechos Humanos ministrado na Argentina e professor convidado da Pós-graduação da Universidade Abierta Interamericana (UAI) , Argentina.

É professor convidado da graduação da Cátedra de Teoria do Estado do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), professor convidado da Cátedra de Teoria do Estado da Universidade Palermo (UP), em Buenos Aires, Argentina, e professor Convidado do Centro de Estudios Socio Jurídicos Latinoamericanos (CESJUL) e de la Universidad del Atlántico (UA), Colômbia, no programa de Direitos Humanos e mecanismos de defesa junto ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
 
Recebeu 29 prêmios, distinções e reconhecimentos nacionais e internacionais nas áreas da pesquisa sociojurídica, educação e cultura em 23 anos de experiência como professor universitário no Brasil e no exterior. Publica majoritariamente na Argentina, Brasil, Colômbia e México em português, espanhol e inglês. 

Especialista avaliador externo do comitê de avaliação de projetos de pesquisa da Universidade de Buenos Aires (UBA), co-editor-chefe da Revista Latino-americana de Estudos Políticos & do Estado - IJ Editores, Argentina, membro do Conselho Editorial da Revista de Justicia Constitucional - IJ Editores, Argentina e membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Público Contemporâneo (RDPC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Instituto de Estudios Constitucionales (IEC).​

É Pesquisador Parlamentar do Congresso Mexicano (REDIPAL), Pesquisador Convidado do Centro de Pesquisas Sócio-Jurídicas (CISJC) da Universidade Católica de Bogotá, Colômbia, Pesquisador da Centro de Pesquisas Jurídicas do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural da Associação Argentina de Justiça Constitucional (AAJC), Co-coordenador do Centro de Pesquisa de Jurisdição Constitucional Comparada (CPJC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio);

Doutorando em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires - UBA, Argentina. Master of Laws - LL.M em Litigation – Novos desafios dos Contenciosos, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-Rio. Especialista em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA).

Mestre em Literatura Inglesa pela Universidade de Sussex, Inglaterra e Especializado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília – UnB. Graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes Rio de Janeiro – UCAM e em Letras Inglesas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

É co-editor-chefe e colunista do Jornal de Direito Administrativo (JDA).

Se orgulha em fazer parte da Coleção Mineiriana, realização de um sonho para um escritor não-mineiro, mas que se inspira e usa a charmosa capital mineira como pano de fundo ou mesmo protagonista de suas aventuras literárias. 

Algumas filiações:

Membro honorário da  Associação de Magistrados do Piauí - AMAPI - Medalha Des. Helvídio Clementino de Aguiar

Membro do Instituto de Advogados Brasileiros (IAB)

Membro da Comissão Permanente de Direito Constitucional do IAB   

Membro da Asociación Argentina de Justicia Constitucional (AAJC)

Membro do Observatorio de Justicia Constitucional  de la Universidad del Este (Província de La Plata) - Argentina

Membro do Instituto de Estudios Políticos y del Estado (AAJC)

Diretor do Instituto de Derecho de Integración (AAJC)

Membro do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural  (AAJC)

Membro do Centro de Estudos de Direito Administrativo da Cidade Autônoma de Buenos Aires (CEDAB)

Membro da Comissão de Direito Administrativo do IAB

Membro do Instituto de Direito Administrativo do Rio de Janeiro (IDARJ)

Membro da Comissão Organizadora do SDAC - Seminário anual de Direito Administrativo Contemporâneo

Membro da Rede de Pesquisa do Congresso Mexicano (REDIPAL)

Membro do Grupo de Relações Trabalhistas - Brasil (GRTB) 

Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG

Membro da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/MG

Membro da Comissão de Direito dos Animais da OAB/MG

Membro do Conselho Editorial da Revista da Escola Judiciária do Piauí (EJUD/TJ/PI)
                                            

Áreas de atuação


Área Tema
Formação continuada ADJUDICAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS PELO PODER JUDICIÁRIO.
Formação continuada DIREITOS HUMANOS
Formação continuada IMPACTO SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL DAS DECISÕESJUDICIAIS E A PROTEÇÃO DO VULNERÁVEL
Formação continuada RELACIONAMENTO COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DEMASSA E USO DE REDES SOCIAIS

Cursos de aprofundamento docente


Escola Nome Nível/Equivalência Data
Nenhum curso encontrado.

Experiência como Formador


Escola Nome Data
Ejud/PI Pensando o Direito em tempos de Coronavírus - Impeachment no Brasil e nos Estados Unidos De 16/04/2020 a 16/04/2020
Ejud/PI Pensando o Direito em tempos de Coronavírus - O papel civilizatório do Poder Judicial na pandemia Covid-19: ativismo judicial ou cidadão? De 06/05/2020 a 06/05/2020
Ejud/PI Justiça Restaurativa: uma justiça de reconciliação fundada na participação democrática dos envolvidos na solução de conflitos De 15/03/2021 a 26/04/2021